Meu nome é Veraldo de Mattos Alencar, sou natural de Maringá – PR, tenho 62 anos — tubista da Lira-Tubaronense e trombone de vara baixo da Orquestra Sinfônica Fucap-Univinte. Minha história com a música começou ainda menino, em 1973, na minha cidade natal, onde iniciei meus estudos de musicalização.
Ao longo da juventude, atuei em bandas musicais e orquestras da Igreja Assembleia de Deus de Maringá, conhecida como a cidade canção. Na adolescência, mudei para Campinas-SP — terra natal do grande maestro Carlos Gomes — e ali tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos com renomados mestres de bandas e orquestras sinfônicas, na cidade que é chamada de cidade sinfônica.
Em 1980, mudei para Rondônia-RO e participei da banda de música da igreja, sempre nos instrumentos médio-graves, como trombone, euphonium e tubas em diversas afinações (Si, Mi e Dó). Um ano depois, voltei a Campinas-SP, devido à perda de meu pai em um acidente na selva amazônica.
Em 1983, durante uma turnê da Orquestra Sinfônica e Coral de Campinas-SP para Joinville-SC, conheci a musicista Adriana, de Tubarão-SC, com quem me casei em 1984. Desde então, há mais de 40 anos, vivo em Tubarão e região, atuando como musicista, professor e regente de bandas e orquestras da Assembleia de Deus e da Lira-Tubaronense.
Sou também professor e youtuber, com o canal “Terceirão Musical com Prof. Marreco”, onde já publiquei 23 vídeo-aulas de música. Cursando o Conservatório Lagunense, tive como mestre o professor Bettony e realizei estágio de musicalização e regência na FEVRE-RJ, sob orientação do professor Nicolau Martins de Oliveira.
A música sempre foi e continua sendo minha paixão e minha missão.